Prefeitura de Serraria

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail. Cadastre-se.

publicado em 07-10-2013 às 10h16 - 916 visualizações

I CONFERÊNCIA ENTRE OS PREFEITOS E O CLERO DO VALE DO MAMANGUAPE

A Cidade de Jacaraú foi sede da I Conferência entre os Prefeitos e o Clero do Vale do Mamanguape. A Conferência ocorreu na manhã desta segunda-feira (07) no Prédio da Pastoral da Criança e teve a participação maciça dos Padres e Diáconos da Arquidiocese Regional, dos Prefeitos Manoel Messias de Baía da Traição, Olímpio Alencar de Mataraca, José Aurélio de Pedro Régis, Erivaldo Freire de Capim de Mamanguape, Celso de Morais de Itapororoca, do senhor Agnaldo Madruga, vice-prefeito de Curral de Cima, representando o prefeito Nadir Fernandes e ainda dos vereadores de situação do município de Jacaraú.

A Solenidade também contou com a prestimosa presença do Monsenhor Edinaldo Araújo, representando o Arcebispo da Paraíba Dom Aldo di Cillo Pagotto e foi presidida pelo Desembargador Marco Cavalcanti de Albuquerque, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba.

Juntos, os participantes debateram sobre o "Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé", Estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil que trata dos direitos e deveres da Igreja afirmando a ela imunidades e garantias asseguradas pela Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas e demais regras internacionais. O Tratado foi decretado pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e entrou em vigor em 11 de fevereiro de 2010 data de sua publicação.

O padre Adriano José, pároco de Jacaraú e idealizador do evento, também falou da alegria em reunir as autoridades para discutir um assunto tão importante para a soberania do Acordo; "pois ele afirma que as Altas Partes Contratantes (Brasil e Vaticano) são, cada uma na própria ordem, autônomas, independentes e soberanas e cooperam para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e fraterna", disse o Padre Adriano, que fez questão de salientar "a liberdade religiosa e o livre exercício aos cultos religiosos que a Constituição brasileira garante". O prefeito João Ribeiro, anfitrião do evento, falou da felicidade em receber seus pares e os clérigos do Vale do Mamanguape em Jacaraú e da satisfação em poder contar com a colaboração do Desembargador Marco Cavalcanti para o sucesso do evento.

Prefeitura Municipal de Jacaraú